Cidade de Tiradentes - MG

Matriz de Santo Antônio

Tiradentes Uma Cidade Mineira

Tiradentes é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.. É conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca, principalmente a Igreja Matriz de Santo Antônio. Esta igreja possui centenas de quilos de decoração em ouro e uma fachada concebida por um escultor brasileiro, o Aleijadinho.

No século XIX os republicanos redescobrem a cidade, que fora palco da inconfidência mineira e do seu “herói”, Tiradentes.
Em discurso, Silva Jardim sugere que o nome da cidade passe a homenagear um herói, e não um rei português.
Em 06 de Dezembro de 1889, com a proclamação da República, a cidade passa a se chamar pelo seu atual nome “Cidade e Município de Tiradentes”.
Em 20 de Abril de 1938, a cidade é tombada como patrimônio histórico pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)

História

Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal, D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII.

Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes.

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Pontos Turísticos

Igreja Matriz de Santo Antônio 
Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Câmara Municipal 
Localizada próxima à Matriz, na ladeira que é caminho para esta, construída em meados do século XVIII, servia para abrigar a administração pública no período colonial e imperial. A Câmara Municipal de Tiradentes foi construída longe da cadeia pública, o que é incomum na maioria das cidades do século XVIII.
Câmara Municipal.
Praça Central  Largo das Forras
Embora o Brasil seja um destino turístico reconhecido por sua grande extensão litorânea, o País abriga regiões de grande referência histórica.
É o caso da cidade de Tiradentes, é a “mais bonita do Brasil”. Localizada a menos de 200 km da capital Belo Horizonte, a cidade mineira atrai visitantes que podem conferir as diversas atrações e as opções de passeios para os mais variados gostos.
A cidade é pequena, são apenas 7.981 habitantes.
O grande barato em Tiradentes é caminhar pelas ruas que preservam o calçamento original desde sua fundação, em 1718.
Mas, se não estiver muito animado para subir e descer ladeiras as charretes que ficam sempre estacionadas na praça principal, no Largo das Forras.
Elas levam você para um passeio com direito a paradas nos principais atrativos da cidade.

Praça Central Largo das Forras
Existe muito mais atração turista e igrejas religiosas.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Comentários

Postagens mais visitadas